Museu da Fala Logo

Considerando o potencial da internet e dos novos media em fazer museologia, nomeadamente, o de representar o patrimônio imaterial, assim, como a necessidade de povoar o ciber-espaço com conteúdos em português, a existência de um site de qualidade que promova a língua portuguesa a nível global, representa uma oportunidade e desafio para toda a comunidade lusófona de estar na linha da frente da era digital.

O Museu da Fala é um website que tem por missão promover o Patrimônio Material e Imaterial da Língua e Cultura Portuguesa.

As funções principais do museu são comuns às de qualquer instituição museal no espaço físico: adquirir , preservar, investigar, expôr e comunicar.

As coleções são constituídas por aquisições próprias, reproduções autorizadas ou, ainda, provenientes de fontes externas, sendo a sua organização e conteúdo, da inteira responsabilidade dos comissários, artistas, programadores, desenvolvedores ou criadores em geral. Ao longo do tempo serão formados vários núcleos, como, por exemplo: música, poesia, teatro, cinema, arte digital e linguística.

O objeto? Virtualmente, tudo nos interessa, do passado ao presente, no que diz respeito à cultura e ao seu meio, mas também, aos homens e mulheres de hoje, cuja língua materna é o português. A língua em que construímos o pensamento, as emoções e a própria identidade, que nos une, distingue, e, por vezes separa. Mas, como é costume dizer, A FALAR É QUE A GENTE SE ENTENDE!

Trabalhamos para lhe proporcionar uma visita completa, quer seja de caráter recreativo, educativo ou especializado. PARTICIPE, OPINE, COMENTE, PARTILHE!

Na sua visita já tem acesso a :

Exposição O CANTE ALENTEJANO
Instalação MONOSSÍLABO
Instalação POEMA EM LINHA RETA
Canal TV do Museu, através do CAFÉ
Chat Falatório da Comunidade
Loja do Museu
Recursos que incluem um GUIA para 81 MUSEUS NA INTERNET


Bem-haja, de toda a equipa, pela sua visita.
O Diretor do Museu,   Carlos Manuel Raposo

Atualmente o Museu está em fase de instalação.

A última atualização foi em 10/01/2015.